quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Crianças e a segurança na Internet




Segurança



         Todos os setores da sociedade têm nos dias atuais, preocupações, com a segurança de menores na internet. Em 1999 um estudo financiado pela Comissão Européia distinguiu três categorias de perigos no uso da internet. São eles:
1-      Conteúdos- podem ser impróprios, inadequados ou prejudiciais as crianças e adolescentes e até mesmo ofender padrões e valores educacionais praticados pelas famílias.
2-      Contatos- de pessoas mal intencionadas que usam espaços da internet para prejudicar e enganar menores.
3-      Comércio- formas de publicidade que recolhem informações tiram privacidade ou influenciam crianças a adquirir produtos, sem necessidade.
     
                Atualmente é preciso complementar esses itens com a inclusão de mais dois problemas:

1º- Comportamentos - O uso excessivo da tecnologia pode intervir no comportamento do jovem, tornando-o psicologicamente dependente da internet, fator esse que prejudica a vida social e o desempenho escolar.
2º- Copyright- violação de direitos autorais, com cópias de programas, textos, imagens, etc., para fins pessoais, comerciais ou outros que geram problemas de ordem jurídica e/ou financeira.


Programas de bloqueio e filtragem
            Embora existam recursos de bloqueio e filtragem dos conteúdos exibidos pela internet, alguns itens devem ser destacados:
         - Esses programas tornam-se ultrapassados com facilidade. Se o bloqueio é feito em casa não o é em outros ambientes disponíveis nas casas de colegas, lan house, e outros. Encontram-se também a disposição na internet sites que instruem a criança a desativar esses programas.
           -Não é só pelo computador que o menor acessa a internet. Pode ser que o computador domiciliar esteja bloqueado, mas existem inúmeros outros meios de acesso.
           - A facilidade que se diz conseguir com as tecnologias só é apreciável se for feita com responsabilidade. Quando utilizada de forma irresponsável e insegura produz mais problemas que benefícios.
                                                
O que deve ser feito?
             Algumas orientações devem ser seguidas:
A – Aprofunde seus conhecimentos sobre os riscos.
B- Assuma o seu papel e responsabilidades especificas.
C- Promova diálogos constantes com filhos e alunos.              
D- Envolva outros segmentos da comunidade.
E- Faça dessa luta um esforço contínuo.

(HTTP://www.miudossegurosna.net/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário